Cópia de _U4A8904.JPG

IMPACTO

América Armada nasce com um firme propósito: juntar a realidade brasileira com a de outros países da América Latina. Somos uma dupla de diretores, documentaristas, e desde o início do processo do filme pudemos perceber, e depois comprovar, que a tragédia social que estamos vivendo é parte de uma espiral que envolve outros países da nossa região. Aprendemos na prática que, mesmo com as particularidades internas em cada país, há muito mais semelhanças do que diferenças.

 

Compreender que o filme tem um propósito nos inquieta desde sempre, e alavancar seu alcance, junto às pessoas e organizações que estão atuando socialmente, e que podem ter o filme como um instrumento de reflexão, é a nossa maior vontade com a campanha de impacto de América Armada.

 

Neste percurso tivemos a fortuna de agregar duas grandes redes, a Muda Outras Economias e a Taturana Mobilização Social, ao nosso sonho.

A Muda Outras Economias é uma rede de fabulações culturais, sociais, socioambientais, educativas e econômicas. A Muda é também uma moeda social complementar, criada para o exercício de outras economias solidárias e circulares, que nos propõem uma nova forma de pensar o coletivo. É uma rede de trocas, em muitas esferas. É como se as proposições da Muda viessem como ferramenta de subversão ao capitalismo criminoso que o filme aborda. A Muda apoia a distribuição de impacto do América Armada, e traz com ela a Taturana, distribuidora de filmes com foco em impacto social, que está nos ajudando a promover debates em lugares que sempre quisemos chegar.

Que o filme alcance o público que dialoga com as temáticas trazidas pelo documentário; que se inspirem pelas histórias de Raull Santiago, Teresita Gavíria e Beto Paredes; que se animem a ações de engajamento na luta contra a violência de Estado, o capitalismo criminal, o racismo estrutural, a falta de controle quanto ao acesso às armas e a falácia da guerra às drogas; que se entusiasme a pensar um novo estar no mundo: são estes os nossos objetivos, e debatê-los é parte de nosso desejo, desde quando começamos a pensar o filme, até agora, ao botarmos a campanha de impacto na rua.

 

Agradecemos muito a todas as pessoas que estão aqui. Sonho que se sonha junto, é realidade.

 

Alice e Pedro